Sumários
Lição nº 181 e 182
Observação do filme Hipercubo. Revisão de matérias estudadas em articulação com este filme.
Lição nº 179 e 180
A Psicologia em Portugal. Principais áreas da Psicologia Aplicada. A distinção entre psicólogos clínicos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo 17 sobre esta temática. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Verificação de trabalhos e correção. Observação de portefólios.
Lição nº 177 e 178
A Procura da Mente – Problemas e conceitos teóricos estruturadores da Psicologia. Ficha de trabalho de grupo sobre esta temática.
Lição nº 175 e 176
A Procura da Mente – Problemas e conceitos teóricos estruturadores da Psicologia. Ficha de trabalho de grupo sobre esta temática
Lição nº 173 e 174
Eu nos contextos – O modelo ecológico do desenvolvimento. Ficha de trabalho de grupo sobre esta temática.
Lição nº 171 e 172
Realização em grupo das questões alusivas à observação do filme Água – As Margens do Rio Sagrado, da realizadora indiana Deepa Mehta. Tópicos orientadores de apoio à resolução das questões do guião de observação deste filme
Lição nº 167, 168, 169 e 170
Observação do filme Água – As Margens do Rio Sagrado, da realizadora indiana Deepa Mehta. Tópicos orientadores de apoio à resolução das questões do guião de observação deste filme.
Lição nº 165 e 166
Realização de ficha de trabalho de grupo: Eu com os outros. As relações interpessoais e intergrupais. Da cognição social à relação entre estereótipo e preconceito. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.
Lição nº 163 e 164
Realização de ficha de trabalho de grupo: Eu com os outros. As relações interpessoais e intergrupais. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas
Lição nº 161 e 162
Entrega dos trabalhos corrigidos e classificados sobre o tema das relações precoces. Ficha de verificação de conhecimentos.
Lição nº 159 e 160
Conclusão dos trabalhos sobre as relações precoces e a visualização do documentário «A Ciência dos Bebés».
Lição nº 157 e 158
Realização de trabalhos em grupo sobre as matérias estudadas – as relações precoces. Pesquisa de manuais e dicionários de psicologia. Utilização dos computadores da biblioteca para pesquisa de informação.
Lição nº 155 e 156
As relações precoces mãe-bebé. Observação de documentário A Ciência dos Bebés, da National Geographic. Realização de guião com questões orientadoras para este documentário.
Lição nº 153 e 154
As relações precoces mãe-bebé. Realização de ficha de trabalho de pesquisa em grupo sobre este tema. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Lição nº 151 e 152
Conclusão dos trabalhos de grupo sobre o tema da inteligência. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Trabalhos de pesquisa na biblioteca
Lição nº 149 e 150
Realização das questões alusivas ao documentário da NG Génio por Acidente. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos
Lição nº 147 e 148
Observação do documentário da NG Génio por Acidente. O mistério do autismo e a síndrome de savant. O que é ser-se inteligente? O que é a genialidade? Realização em grupo das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Lição nº 145 e 146
Conclusão do trabalho de grupo sobre o tema da inteligência, imaginação e criatividade. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. A mente como um todo unificado e integrado de processos
Lição nº 143 e 144
Conceito de inteligência, a imaginação e a criatividade. Abordagens teóricas à noção de inteligência. O Q.I. e as críticas aos testes de inteligência. Noção de pensamento. Convergência e divergência. Inteligência emocional. Trabalho de grupo.
Lição nº 141 e 142
Lição nº 139 e 140
Lição nº 137 e 138
Entrega e correcção dos trabalhos sobre os processos conativos. Verificação e avaliação de portefólios e de reflexões individuais dos alunos. Propostas de classificação.
Lição nº 133 e 134
Conclusão dos trabalhos sobre a hipótese dos marcadores somáticos do neurocientista português António Damásio. Os processos conativos ou motivacionais. Ficha de trabalho em grupo sobre esta temática. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos.
Lição nº 131 e 132
Conclusão dos trabalhos sobre a hipótese dos marcadores somáticos do neurocientista português António Damásio. Os processos conativos ou motivacionais. Ficha de trabalho em grupo sobre esta temática. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos.
Lição nº 129 e 130
Conclusão dos trabalhos sobre a hipótese dos marcadores somáticos do neurocientista português António Damásio.
Lição nº 125 e 126
Que relação existe entre razão e emoção? Como funciona a mente de uma pessoa desligada das suas emoções? A hipótese do marcador somático de António Damásio. Realização de ficha de trabalho em grupo sobre este tema - exploração crítica.
Lição nº 123 e 124
Conclusão da Ficha de verificação de conhecimentos sobre a emoção. Entrega de reflexões individuais corrigidas e avaliadas para os portefólios. Apoio ao trabalho dos alunos
Lição nº 121 e 122
Ficha de verificação de conhecimentos sobre a emoção. Entrega de reflexões individuais corrigidas e avaliadas para os portefólios.
Lição nº 119 e 120
Conclusão dos trabalhos sobre as emoções e a linguagem corporal. Participação no inquérito do Ministério da Educação – OTES 2012: preenchimento de inquéritos on-line na biblioteca.
Lição nº 117 e 118
Conclusão da observação do Episódio 2 da série Lie To Me: a descodificação da linguagem corporal e as emoções. Continuação dos trabalhos em grupo sobre esta temática.
Lição nº 115 e 116
Avaliação de portefólios digitais dos alunos e de reflexões individuais. Correção de trabalho de grupo sobre o tema da emoção. Registo de classificações.
Lição nº 113 e 114
Avaliação de portefólios digitais dos alunos e de reflexões individuais. Correção de trabalho de grupo sobre o tema da emoção. Registo de classificações.
Lição nº 111 e 112
Observação no auditório de dois episódios da série Lie to me (uma exemplificação de como decifrar a linguagem corporal e as expressões faciais). Registo das descrições mais importantes dos comportamentos não-verbais expostos nos episódios.
Lição nº 109 e 110
Realização de trabalho em grupo sobre o riso a partir da observação do filme The Kid (1921), de Charlie Chaplin. Elaboração de trabalhos de reflexão individual para os portefólios. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Teste de Inteligência Emocional, do Hay Group (Daniel Goleman).
Lição nº 107 e 108
Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos. A emoção: o riso. Interpretação do significado do riso. Observação do filme The Kid (1921), de Charlie Chaplin, no auditório da escola. Realização de trabalho em grupo sobre o riso a partir da observação deste filme.
Lição nº 105 e 106
A emoção. Situações que desencadeiam reacções emocionais. Afetos, emoções e sentimentos. Emoções primárias e secundárias. Alterações fisiológicas relacionadas com as emoções. Que relação existe entre emoção e expressão facial? Há universalidade nas emoções? Qual o papel da cultura na expressão das emoções? As investigações de Charles Darwin e de Paul Ekman. Acompanhamento do trabalho dos alunos sobre estas matérias.
Lição nº 103 e 104
Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana. Apoio ao trabalho dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Roteiros para reflexões individuais dos temas estudados: cultura, perceção, aprendizagem e memória.
Lição nº 99 e 100
Conclusão da observação no auditório do filme Memento. Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana.
Lição nº 97 e 98
Observação no auditório do filme Memento
Lição nº 95 e 96
Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. A Memória – ficha de trabalho de grupo sobre este tema.
Lição nº 93 e 94
Realização de ficha de verificação de conhecimentos sobre o tema da aprendizagem.
Lição nº 91 e 92
Conclusão da ficha de trabalho de grupo 7 sobre o tema da aprendizagem. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.
Lição nº 89 e 90
A Aprendizagem. Conceito e teorias psicológicas. Realização de ficha de trabalho de grupo 7 sobre este tema. Observação e comentário de uma apresentação em «powerpoint».
Lição nº 87 e 88
Realização de ficha de verificação de conhecimentos sobre o tema da cultura.
Lição nº 85 e 86
Acompanhamento do trabalho dos alunos na realização do portefólio individual de aprendizagem. Avaliação do trabalho realizado: Marcelo Gomes e Joana Marçalo.
Lição nº 83 e 84
Conclusão da Ficha de Trabalho de Grupo sobre a perceção – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Realização de ficha de verificação de conhecimentos sobre a perceção.
Lição nº 81 e 82
Conclusão da Ficha de Trabalho de Grupo sobre a perceção – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Um exemplo concreto de exploração crítica do tema da perceção para um portefólio individual de aprendizagem.
Lição nº79 e 80
Unidade 1 – Tema 2: Eu. A Mente e a Perceção. Leis e ilusões de óptica. Observação de ilusões da perceção e realização de testes. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo sobre esta temática – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas.
Lição nº 77 e 78
Entrega de portefólios avaliados. Entrega de trabalhos e reflexões dos alunos. Verificação das últimas propostas de avaliação.
Lição nº 75 e 76
Verificação de trabalhos dos alunos e reflexões dos portefólios. Conferência das propostas de autoavaliação dos portefólios individuais e dos restantes itens de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.
Lição nº 73 e 74
Verificação de trabalhos dos alunos e reflexões dos portefólios. Preenchimento de grelha de autoavaliação dos portefólios individuais e dos restantes itens de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.
Lição nº 69, 70, 71 e 72
Tema 3 – A Cultura. Observação do filme O Menino Selvagem, de François Truffaut. Realização de questões em grupo (guião de observação acerca do conteúdo deste filme). Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos. Verificação de reflexões individuais dos portefólios.
Lição nº 67 e 68
Tema 3 – A Cultura. As capacidades culturais do ser humano. Da socialização à diversidade humana. Conclusão de ficha de trabalho de grupo 5 sobre este tema. Verificação de reflexões dos alunos para os portefólios
Lição nº 65 e 66
Tema 3 – A Cultura. As capacidades culturais do ser humano. Da socialização à diversidade humana. Conclusão de ficha de trabalho de grupo 5 sobre este tema. Verificação de reflexões dos alunos para os portefólios
Lição nº 63 e 64
Início do tema 3 – A Cultura. As capacidades culturais do ser humano. Da socialização à diversidade humana. Realização de ficha de trabalho de grupo 5 sobre este tema. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Verificação de reflexões dos alunos para os portefólios.
Lição nº 61 e 62
Participação da turma no espetáculo de poesia «Gato preto gato branco», realizado no cineteatro Marques Duque e dinamizado pela Câmara Municipal de Mértola.
Lição nº 59 e 60
Realização de ficha de verificação de conhecimentos – tema 2: o cérebro.
Lição nº 57 e 58
Assistência à peça de teatro «Volátil» no Cineteatro Marques Duque
Lição nº 55 e 56
Conclusão dos trabalhos de grupo acerca do Cérebro. Realização de reflexão global individual sobre este tema para os portefólios. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Verificação de portefólios digitais e de artigos para publicação no jornal escolar. Exercícios de revisão e consolidação das matérias. Trabalho de casa: comentário crítico a um desenho de Carcassonne: «Apocalipse Neuronal».
Lição nº 51 e 52
Conclusão da observação do documentário «Segredos da Mente», da PBS. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Da lesão ao cérebro normal: o síndrome dos membros-fantasma, a «visão cega», o «Neglet visual», a «Delusão de Capgras» e a epilepsia dos lobos temporais.
Lição nº 49 e 50
Observação do documentário «Segredos da Mente», da PBS. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Da lesão ao cérebro normal: o síndrome dos membros-fantasma, a «visão cega», o «Neglet visual», a «Delusão de Capgras» e a epilepsia dos lobos temporais.
Lição nº 47 e 48
Observação do documentário «O Poder do Cérebro», da BBC. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário.
Lição nº 45 e 46
Conclusão da FTG 4. Entrega e correção de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. As áreas pré-frontais. As lesões de Phineas Gage e de Elliot. A questão da origem da consciência – problematização.
Lição nº 43 e 44
Avaliação de trabalhos dos alunos e reflexões individuais dos portefólios. Conclusão das questões da FTG 4: acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet.
Lição nº 41 e 42
O Cérebro. Lesões, função de suplência e unidade funcional. FTG 4: acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet. Revisão e avaliação de trabalhos e reflexões individuais dos alunos – portefólios. A teoria triúnica do cérebro de Paul MacLean e os seus críticos.
Lição nº 39 e 40
O Cérebro. Estruturas, funções e lesões. FTG3 sobre esta temática. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet. Revisão e avaliação de trabalhos e reflexões individuais dos alunos – portefólios.
Lição nº 37 e 38
O Cérebro. O neurónio e a sinapse. Tipos de neurónios. Como se processa a comunicação nervosa? Os neurotransmissores. FTG2 sobre esta temática. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.
Lição nº 35 e 36
Sumário: Verificação e sugestões sobre os trabalhos dos alunos para a produção de ensaios.
Esclarecimento de dúvidas e conclusão do tema 1 da Unidade 1 do programa.
Lição nº 33 e 34
Ao – O Último Neandertal. Observação deste filme no Auditório.
Lição nº 31 e 32
Conclusão da observação do documentário «Neanderthal» e elaboração das respostas do guião.
Lição nº 29 e 30
Avaliação dos trabalhos realizados pelos alunos.
Registo de classificações.
Envio de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados via e-mail.
Avaliação de portefólios digitais.
Lição nº 25, 26, 27 e 28
Observação de documentário Neanderthal, (Discovery Channel).
Elaboração em grupo das respostas às questões do guião de observação.
Licção nº 23 e 24
Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários.
Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.
Verificação dos trabalhos de produção escrita sobre o mistério da extinção do homem de Neandertal.
Licão nº 21 e 22
Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários.
Leitura de artigo da revista National Geographic Portugal - «O Último Neandertal», datado de Novembro de 2008.
Elaboração de ensaios sobre o mistério da extinção do homem de Neandertal.