Sumários

Lição nº 181 e 182

Observação do filme Hipercubo. Revisão de matérias estudadas em articulação com este filme.

Lição nº 179 e 180

A Psicologia em Portugal. Principais áreas da Psicologia Aplicada. A distinção entre psicólogos clínicos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo 17 sobre esta temática. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Verificação de trabalhos e correção. Observação de portefólios.

Lição nº 177 e 178

A Procura da Mente – Problemas e conceitos teóricos estruturadores da Psicologia. Ficha de trabalho de grupo sobre esta temática.

Lição nº 175 e 176

A Procura da Mente – Problemas e conceitos teóricos estruturadores da Psicologia. Ficha de trabalho de grupo sobre esta temática

Lição nº 173 e 174

Eu nos contextos – O modelo ecológico do desenvolvimento. Ficha de trabalho de grupo sobre esta temática.

Lição nº 171 e 172 

Realização em grupo das questões alusivas à observação do filme Água – As Margens do Rio Sagrado, da realizadora indiana Deepa Mehta. Tópicos orientadores de apoio à resolução das questões do guião de observação deste filme

Lição nº 167, 168, 169 e 170

Observação do filme Água – As Margens do Rio Sagrado, da realizadora indiana Deepa Mehta. Tópicos orientadores de apoio à resolução das questões do guião de observação deste filme.

Lição nº 165 e 166

Realização de ficha de trabalho de grupo: Eu com os outros. As relações interpessoais e intergrupais. Da cognição social à relação entre estereótipo e preconceito. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.

Lição nº 163 e 164

Realização de ficha de trabalho de grupo: Eu com os outros. As relações interpessoais e intergrupais. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas

Lição nº 161 e 162

Entrega dos trabalhos corrigidos e classificados sobre o tema das relações precoces. Ficha de verificação de conhecimentos.

Lição nº 159 e 160

 Conclusão dos trabalhos sobre as relações precoces e a visualização do documentário «A Ciência dos Bebés».

Lição nº 157 e 158

Realização de trabalhos em grupo sobre as matérias estudadas – as relações precoces. Pesquisa de manuais e dicionários de psicologia. Utilização dos computadores da biblioteca para pesquisa de informação.

Lição nº 155 e 156

As relações precoces mãe-bebé. Observação de documentário A Ciência dos Bebés, da National Geographic. Realização de guião com questões orientadoras para este documentário.

Lição nº 153 e 154

As relações precoces mãe-bebé. Realização de ficha de trabalho de pesquisa em grupo sobre este tema. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. 

Lição nº 151 e 152

Conclusão dos trabalhos de grupo sobre o tema da inteligência. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Trabalhos de pesquisa na biblioteca

Lição nº 149 e 150

Realização das questões alusivas ao documentário da NG Génio por Acidente. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos

Lição nº 147 e 148

Observação do documentário da NG Génio por Acidente. O mistério do autismo e a síndrome de savant. O que é ser-se inteligente? O que é a genialidade? Realização em grupo das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Lição nº 145 e 146

Conclusão do trabalho de grupo sobre o tema da inteligência, imaginação e criatividade. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. A mente como um todo unificado e integrado de processos

Lição nº 143 e 144

Conceito de inteligência, a imaginação e a criatividade. Abordagens teóricas à noção de inteligência. O Q.I. e as críticas aos testes de inteligência. Noção de pensamento. Convergência e divergência. Inteligência emocional. Trabalho de grupo.

Lição nº 141 e 142

Lição nº 139 e 140

Lição nº 137 e 138

Entrega e correcção dos trabalhos sobre os processos conativos. Verificação e avaliação de portefólios e de reflexões individuais dos alunos. Propostas de classificação.

Lição nº 133 e 134

Conclusão dos trabalhos sobre a hipótese dos marcadores somáticos do neurocientista português António Damásio. Os processos conativos ou motivacionais. Ficha de trabalho em grupo sobre esta temática. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos.

Lição nº 131 e 132

Conclusão dos trabalhos sobre a hipótese dos marcadores somáticos do neurocientista português António Damásio. Os processos conativos ou motivacionais. Ficha de trabalho em grupo sobre esta temática. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos.

Lição nº 129 e 130

 Conclusão dos trabalhos sobre a hipótese dos marcadores somáticos do neurocientista português António Damásio.

Lição nº 125 e 126 

Que relação existe entre razão e emoção? Como funciona a mente de uma pessoa desligada das suas emoções? A hipótese do marcador somático de António Damásio. Realização de ficha de trabalho em grupo sobre este tema - exploração crítica.

Lição nº 123 e 124

Conclusão da Ficha de verificação de conhecimentos sobre a emoção. Entrega de reflexões individuais corrigidas e avaliadas para os portefólios. Apoio ao trabalho dos alunos

Lição nº 121 e 122

Ficha de verificação de conhecimentos sobre a emoção. Entrega de reflexões individuais corrigidas e avaliadas para os portefólios.

Lição nº 119 e 120

Conclusão dos trabalhos sobre as emoções e a linguagem corporal. Participação no inquérito do Ministério da Educação – OTES 2012: preenchimento de inquéritos on-line na biblioteca.  

Lição nº 117 e 118

Conclusão da observação do Episódio 2 da série Lie To Me: a descodificação da linguagem corporal e as emoções. Continuação dos trabalhos em grupo sobre esta temática.

Lição nº 115 e 116

Avaliação de portefólios digitais dos alunos e de reflexões individuais. Correção de trabalho de grupo sobre o tema da emoção. Registo de classificações.

Lição nº 113 e 114

Avaliação de portefólios digitais dos alunos e de reflexões individuais. Correção de trabalho de grupo sobre o tema da emoção. Registo de classificações.

Lição nº 111 e 112

Observação no auditório de dois episódios da série Lie to me (uma exemplificação de como decifrar a linguagem corporal e as expressões faciais). Registo das descrições mais importantes dos comportamentos não-verbais expostos nos episódios.

Lição nº 109 e 110

Realização de trabalho em grupo sobre o riso a partir da observação do filme The Kid (1921), de Charlie Chaplin. Elaboração de trabalhos de reflexão individual para os portefólios. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Teste de Inteligência Emocional, do Hay Group (Daniel Goleman).

Lição nº 107 e 108

Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos. A emoção: o riso. Interpretação do significado do riso. Observação do filme The Kid (1921), de Charlie Chaplin, no auditório da escola. Realização de trabalho em grupo sobre o riso a partir da observação deste filme. 

Lição nº 105 e 106

A emoção. Situações que desencadeiam reacções emocionais. Afetos, emoções e sentimentos. Emoções primárias e secundárias. Alterações fisiológicas relacionadas com as emoções. Que relação existe entre emoção e expressão facial? Há universalidade nas emoções? Qual o papel da cultura na expressão das emoções? As investigações de Charles Darwin e de Paul Ekman. Acompanhamento do trabalho dos alunos sobre estas matérias.

Lição nº 103 e 104

Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana. Apoio ao trabalho dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Roteiros para reflexões individuais dos temas estudados: cultura, perceção, aprendizagem e memória.

Lição nº 99 e 100

Conclusão da observação no auditório do filme Memento. Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana.

Lição nº 97 e 98 

Observação no auditório do filme Memento
 

Lição nº 95 e 96

Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. A Memória – ficha de trabalho de grupo sobre este tema.

Lição nº 93 e 94 

Realização de ficha de verificação de conhecimentos sobre o tema da aprendizagem.

Lição nº 91 e 92

Conclusão da ficha de trabalho de grupo 7 sobre o tema da aprendizagem. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.

Lição nº 89 e 90

A Aprendizagem. Conceito e teorias psicológicas. Realização de ficha de trabalho de grupo 7 sobre este tema. Observação e comentário de uma apresentação em «powerpoint».

Lição nº 87 e 88

Realização de ficha de verificação de conhecimentos sobre o tema da cultura.

Lição nº 85 e 86

Acompanhamento do trabalho dos alunos na realização do portefólio individual de aprendizagem. Avaliação do trabalho realizado: Marcelo Gomes e Joana Marçalo.

Lição nº 83 e 84

Conclusão da Ficha de Trabalho de Grupo sobre a perceção – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Realização de ficha de verificação de conhecimentos sobre a perceção.

Lição nº 81 e 82

Conclusão da Ficha de Trabalho de Grupo sobre a perceção – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Um exemplo concreto de exploração crítica do tema da perceção para um portefólio individual de aprendizagem.

Lição nº79 e 80

Unidade 1 – Tema 2: Eu. A Mente e a Perceção. Leis e ilusões de óptica. Observação de ilusões da perceção e realização de testes. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo sobre esta temática – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas.
 

Lição nº 77 e 78

Entrega de portefólios avaliados. Entrega de trabalhos e reflexões dos alunos. Verificação das últimas propostas de avaliação.

Lição nº 75 e 76

Verificação de trabalhos dos alunos e reflexões dos portefólios. Conferência das propostas de autoavaliação dos portefólios individuais e dos restantes itens de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.

Lição nº 73 e 74

Verificação de trabalhos dos alunos e reflexões dos portefólios. Preenchimento de grelha de autoavaliação dos portefólios individuais e dos restantes itens de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.

Lição nº 69, 70, 71 e 72

Tema 3 – A Cultura. Observação do filme O Menino Selvagem, de François Truffaut. Realização de questões em grupo (guião de observação acerca do conteúdo deste filme). Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos. Verificação de reflexões individuais dos portefólios.

Lição nº 67 e 68

Tema 3 – A Cultura. As capacidades culturais do ser humano. Da socialização à diversidade humana. Conclusão de ficha de trabalho de grupo 5 sobre este tema. Verificação de reflexões dos alunos para os portefólios

Lição nº 65 e 66

Tema 3 – A Cultura. As capacidades culturais do ser humano. Da socialização à diversidade humana. Conclusão de ficha de trabalho de grupo 5 sobre este tema. Verificação de reflexões dos alunos para os portefólios

Lição nº 63 e 64

Início do tema 3 – A Cultura. As capacidades culturais do ser humano. Da socialização à diversidade humana. Realização de ficha de trabalho de grupo 5 sobre este tema. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Verificação de reflexões dos alunos para os portefólios.  

Lição nº 61 e 62

Participação da turma no espetáculo de poesia «Gato preto gato branco», realizado no cineteatro Marques Duque e dinamizado pela Câmara Municipal de Mértola.

Lição nº 59 e 60

Realização de ficha de verificação de conhecimentos – tema 2: o cérebro.

Lição nº 57 e 58

Assistência à peça de teatro «Volátil» no Cineteatro Marques Duque

Lição nº 55 e 56

Conclusão dos trabalhos de grupo acerca do Cérebro. Realização de reflexão global individual sobre este tema para os portefólios. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Verificação de portefólios digitais e de artigos para publicação no jornal escolar. Exercícios de revisão e consolidação das matérias. Trabalho de casa: comentário crítico a um desenho de Carcassonne: «Apocalipse Neuronal».

Lição nº 51 e 52

Conclusão da observação do documentário «Segredos da Mente», da PBS. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Da lesão ao cérebro normal: o síndrome dos membros-fantasma, a «visão cega», o «Neglet visual», a «Delusão de Capgras» e a epilepsia dos lobos temporais.

Lição nº 49 e 50

Observação do documentário «Segredos da Mente», da PBS. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Da lesão ao cérebro normal: o síndrome dos membros-fantasma, a «visão cega», o «Neglet visual», a «Delusão de Capgras» e a epilepsia dos lobos temporais.

Lição nº 47 e 48

Observação do documentário «O Poder do Cérebro», da BBC. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário.

Lição nº 45 e 46

Conclusão da FTG 4. Entrega e correção de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. As áreas pré-frontais. As lesões de Phineas Gage e de Elliot. A questão da origem da consciência – problematização.

Lição nº 43 e 44

Avaliação de trabalhos dos alunos e reflexões individuais dos portefólios. Conclusão das questões da FTG 4: acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet.

Lição nº 41 e 42

O Cérebro. Lesões, função de suplência e unidade funcional. FTG 4: acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet. Revisão e avaliação de trabalhos e reflexões individuais dos alunos – portefólios. A teoria triúnica do cérebro de Paul MacLean e os seus críticos.

Lição nº 39 e 40

O Cérebro. Estruturas, funções e lesões. FTG3 sobre esta temática. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet. Revisão e avaliação de trabalhos e reflexões individuais dos alunos – portefólios.

Lição nº 37 e 38

O Cérebro. O neurónio e a sinapse. Tipos de neurónios. Como se processa a comunicação nervosa? Os neurotransmissores. FTG2 sobre esta temática. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.

Lição nº 35 e 36

Sumário: Verificação e sugestões sobre os trabalhos dos alunos para a produção de ensaios.

Esclarecimento de dúvidas e conclusão do tema 1 da Unidade 1 do programa.

Lição nº 33 e 34

Ao – O Último Neandertal. Observação deste filme no Auditório.

Lição nº 31 e 32

Conclusão da observação do documentário «Neanderthal» e elaboração das respostas do guião.

Lição nº 29 e 30

Avaliação dos trabalhos realizados pelos alunos.

Registo de classificações.

Envio de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados via e-mail.

Avaliação de portefólios digitais.

Lição nº 25, 26, 27 e 28

Observação de documentário Neanderthal, (Discovery Channel).

Elaboração em grupo das respostas às questões do guião de observação.

Licção nº 23 e 24

Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários.

Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.

Verificação dos trabalhos de produção escrita sobre o mistério da extinção do homem de Neandertal.

Licão nº 21 e 22

Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários.

Leitura de artigo da revista National Geographic Portugal - «O Último Neandertal», datado de Novembro de 2008.

Elaboração de ensaios sobre o mistério da extinção do homem de Neandertal.